Veneza - Mostra 2014

A Sociedade de consumo tema recorrente nos telões do Lido de Veneza, durante a 71 Festival de Cine

Lica cecato - 3 de setembro 2014
TO BUY OR NOT TO BUY?, that’s the question. Produtos dão dinheiro para o cinema?
E para a arte? Quanto custa colocar um iPhone5 nas mãos de Al Pacino?

Foto filme "3 coeurs"

A questão não é porque o meios de comunicação via WEB são o fetichismo do momento de quem não possui, pode se sentir infeliz, essas impressões tão proclamadas nos filmes, com close-up na telona de seus produtos, dão dinheiro para o cinema, para a arte? Se contribuem, poderiam dar mais? Quanto custa colocar um iPhone5 nas mãos de Al Pacino? E de Bogdanovich? George Clooner? Irônico.Fica chato, claro evidente ao assistir 5 filmes ...quando sai do cinema, a mesma musica te vem a cabeça a do Dire Straits:

"That ain't workin' that's the way you do it
 You play the guitar on the MTV
 That ain't workin' that's the way you do it Money for nothin' and your chicks for free
 I want my MTV want my MTV"

A frase deveria ser I want my iPhone5 mas vamos aceitar esse momento extremo, esse post-consumismo, essa obsessão pelos aparelhos de multimídia, que esbarra no cafona, um dos sintomas da longa crise, onde os emergentes são os homens de negócios, políticos que lemos todos os dias nos jornais.

A impressão que nos dá o mundo virtual é que se tem uma vida povoada de amigos,

mas que mil ou cinco mil ou milhões, por outro lado, que se é extremamente só, paradoxalmente : um indivíduo condicionado ao consumo de objetos que a sociedade impõe como demonstração de status!


Tem a tendência de mostrar esse dissabor ou sabor, dois lados da mesma moeda. Falar de heróis e super heróis atrás da máscara (no caso das semelhanças entre Batman e Birdman, são evidentes), falar do sujeito que ganha muito dinheiro e do pobre emergente que sonha um lar mas “vende a alma ao diabo” para conseguir sobreviver aos efeitos do capitalismo feroz dos Estados Unidos, focando na questão imobiliária, nos empréstimos do governo, com seus paladinos impiedosos ao querer de volta o que lhes pertence por um jogo parecido ao de dominó... Efeito dominó??

Existe um controle das cabeças através da web, uma maneira de manter fechadas nos seus próprios casulos mesmo as pessoas mais geniais, que poderiam talvez, realmente, fazer do planeta um lugar melhor para viver.

Conjecturar é lícito, mas na verdade o importante é vender, sem escrúpulos. Não é fácil viver nesse mundinho em referencia aos filmes,

Ouço reclamações sobre a falta de negócios de compra, venda e distribuição de filmes em Veneza e no final dessa observação vem o verdadeiro ponto de interrogação: Porque?
Eu havia escrito sobre o filme BIRDMAN evidenciando um certo espanto com o suicídio do ator principal no final, fazendo um paralelo com a morte do quase comprovado suicídio de Robbin Williams. Nessa edição existe mais um filme, não em concurso, The Humbling, do diretor Barry Levinson, com Al Pacino como um ator de idade, em crise com sua carreira, pela sua idade e por notar dificuldades ao se lembrar de textos que ele havia recitado inúmeras vezes na Broadway. Uma peça de teatro na Broadway e de novo, um suicídio no final, pelo ator principal por causa da idade, que afeta a identidade da entidade do ator, no cinema e no teatro. Idade, sufixo latino forte demais nos nossos dias! Dois diretores americanos que simplesmente predisseram o final triste que teve Robbin Williams, brilhante ator, um vulcão de energia na sua carreira, tanto no teatro como no cinema. Me parece sintomático.
O top da sociedade em aceitar o fetichismo que determina quais são os produtos na qual permita que o sujeito seja inserido nessa casta post-consumista; a crise e a confusão de identidade como pessoa, frutos de uma vida virtual que não condiz com a vida real, pelo contrário, cria um enorme vazio, uma lacuna entre as duas; a crueldade do homem na história, o isolamento como solução extrema; o binômio e a contradição sempre existiram, entre o ATOR-SUPER HEROIS-TEATRO-CINEMA e o HOMEM atrás da máscara, suas vidas na SOCIEDADE, são um resumo do que vi nos últimos dias. Uma sociedade que considera envelhecer uma dor insuportável. Uma sociedade que considera o homem não-conectado um ser não-existente.

Filmes vistos por nossa correspondente :

ANIME NERE dir: Francesco Munzi

3 COEURS dir: Benôit Jacquot avec Benoit Poelvoorde, Charlotte Gainsbourg, Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve

MANGLEHORN David Gordon Green,  Main cast: Al Pacino, Holly Hunter, Harmony Korine, Chris Messina

The Humbling dir. Barry Levinson script Buck Henry (screenplay), Philip Roth (novel), 1 more credit »



  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • linkedin
  • Mixx
  • MySpace
  • netvibes
  • Twitter
 

ÉVÉNEMENTS

VINTAGE & COLLECTIONS

Playlist 100 % rock !

Band Aid 40, U2, Tom Petty, John Lennon, Les Rolling Stones, Roy Orbison, Elvis, les Pogues, les Ramones, Eagles
... Avec cette playlist micmag.net vous prouve que Noël peut aussi rimer avec rock... Ecoutez la suite ici.

SORTIR À PARIS

La Cité des Sciences et de l'Industrie présente une exposition tout public à voir en famille autour d'un thème universel : la danse. Du flamenco à la danse classique, en passant par la salsa, le contemporain et la valse, la danse est un art à part entière, un moyen d'expression qui raconte tout par la gestuelle. Une exposition immersive qui fait bouger. Pour en savoir plus, ici.

 

BRÈVES

Les guitares de Jeff Beck aux enchères

Après celles d’Eric Clapton, David Gilmour, Mark Knopfler… c’est au tour des guitares de Jeff Beck d’être vendues aux enchères le 22 janvier prochain chez Christie’s.

 
« L’occasion cannibalise le livre et ceux qui le font exister »

Une étude publiée en 2024 par le ministère de la Culture montre qu’en 2022 un livre sur cinq a été acheté d’occasion, les auteurs ne touchant rien sur ces ventes. D'où le cri d'alarme de Christophe Hardy, Auteur et président de la Société des Gens de Lettres.

 
Meurtres de journalistes

Selon le rapport de l’Unesco, en 2022 et 2023, 162 journalistes ont été tués, soit un tous les quatre jours pour "avoir fait son travail essentiel de quête de vérité." ; 85 % de ces meurtres sont considérés comme non élucidés.

 
La France, pays « de lecteurs dévoués »
Selon une étude de la Fédération des libraires européens et internationaux (EIBF) 80 % des Français citent la recherche d’une « atmosphère agréable » comme première raison pour se rendre en librairie.
 
Argentine, un niveau de pauvreté inquiétant

Selon les dernières statistiques, 52,9% de la population vit désormais sous le seuil de pauvreté soit environ 15,7 millions d’Argentins. En 2023, ce chiffre était de 41,7 %.