Brasil-Barcelona - Free speech

Enlaçador de cabeças

Nêga Lucas - 
E entendo a importância da polemica, nào pra decidir de quem é o turbante, sim pra entender de que maneiras é possível chegar à igualdade, à democracia racial e social.
Foto Nêga Lucas by Michael Wagener

O que é que se costura debaixo de guerra polarizada, sob os lenços coloridos dos turbantes?!

Eu, negra mestiça, filha de homem mestiço negro e mulher mestiça branca, descendente de negros escravizados e europeus proletários, nascida e criada no Brasil, residente na Ibéria há uma décadra... Eu, desde fora e também parte do debate, abro meus olhos para enxergar o que se revela por debaixo desses panos.

Os panos são o estopim, a simbologia detonante de um despertar, onde a radicalidade ocupa um papel vital, não pela apropriação, sim por promover, na polarização, no conflito e na polemização, um debate necessário, de gigantescas proporções, por permitir a aproximação e a confrontação dos temas que realmente devem ser confrontados.

A simbologia traz consigo a capacidade de identificação, o conhecimento do tema central de uma discussão que leva-nos a conhecer o outro, as histórias, os dois lados. Eu que sempre gostei do "miolo", do conteúdo, do que existe entre dois extremos, só posso me posicionar desde este lugar.

E entendo a importância da polemica, não pra decidir de quem é o turbante, sim pra  entender de que maneiras é possível chegar à igualdade, à democracia racial e social.

E apenas compreendendo é possível empatizar, apenas conhecendo a origem dos símbolos se incorpora uma cultura ou informação, apenas enfrentando os conflitos com inteligência e escuta é possível assimilar e se colocar no lugar do outro.

Falemos mais de racismo, falemos sem medo de desigualdade, falemos de nossas experiências, falemos outra vez de preconceitos, e das possibilidades de destruição dos mesmos, provoquemos a dissolução das barreiras e das diferenças. O objetivo é debater para derrubar os muros, e não para afirmá-los e fortalecê-los. Choque é aproximação, choque com consciência é aproximação construtiva, nessa aproximação mora o objetivo central dessa luta, a igualdade.

Falemos da mistura que somos todos nós, falemos dessa aproximação, falemos com sinceridade dos preconceitos ocultos em cada um de nós, e cubramos nossas cabeças de conhecimento e consciência, cientes de que somos capazes de mudar um comportamento desde dentro da polarização, desde o que nasce dela e cresce das vísceras dos pólos, caminhemos desde as márgens para o interior das questões, abandonemos a superfície.

Os tecidos estão despertando a mim, que os utilizava quotidianamente sem mensurar a grandeza sua simbologia. Os tecidos podem despertar o mesmo efeito em cabeças loiras e lisas. As cabeças e os tecidos só importam realmente se esses se aproximam, se identificam, se reconhecem na diferença, se integram e se unem. As explosões e os confrontos lúcidos eliminam a barreira do superficial e da sentido ao detonante, ao pretexto, que é apenas a faísca que incendeia as mentes. Que os turbantes a partir de agora passem a ser enlaçadores de cabeças, de todas elas. Isso para mim é promover a igualdade!


Nêga Lucas www.micmag.net

  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • linkedin
  • Mixx
  • MySpace
  • netvibes
  • Twitter
 

ÉVÉNEMENTS

VINTAGE & COLLECTIONS

Liverpool : Sur les docks,
quatre garçons dans le vent

Liverpool ? On peut bien sûr penser à son équipe de foot mais aussi et surtout à ses quatre fabuleux garçons. Paul, John, George et Ringo à qui la ville rend un magnifique et permanent hommage. Embarquement immédiat. La suite, ici.

SORTIR À PARIS

Dès la nuit tombée, l’intérieur des Invalides s’anime grâce à la magie de la lumière, de la musique orchestrale et du vidéo mapping pour dévoiler ses décors et son patrimoine exceptionnels. Et, pendant près de 50 minutes, vous êtes conviés à une déambulation nocturne et sensorielle. Guidés par la lumière, vous explorez les six chapelles qui entourent la crypte du tombeau de Napoléon Ier, où progressivement, l'invisible se révèle. Un spectacle magnifique. Pour en savoir plus, ici.

BRÈVES

La peur de s'exprimer dans une langue étrangère

Alors que des millions de Français s’apprêtent à voyager vers l’Espagne, l’Italie ou le Portugal, une étude du Cercle des Langues révèle que la barrière linguistique génère du stress pour 80 % d'entre eux, influençant jusqu’à leur choix de destination.

 
Une rentrée littéraire 2026 en légère baisse

Après la hausse de 2025, le nombre de romans publiés à la rentrée repart à la baisse, mais reste, avec 461 titres entre août et octobre, très légèrement supérieur à son niveau de 2024.

 
Un biopic sur les Rolling Stones ?
Encouragé par le succès des films biographiques musicaux, Mick Jagger se dit « intéressé ». par un biopic sur les Rolling Stones. La question est, selon lui : « Quelles sont les deux années qui valent la peine d’être racontées ? »...
 
Peine de mort en forte hausse

Dans son rapport annuel, l’ONG recense 2 707 cas pour seulement 17 pays, soit le plus haut niveau depuis 1981. Un bond principalement dû à l’Iran où les peines de mort ont plus que doublé l’an passé.

 
Ecosse, le livre a toujours son public

Si la vente de livres continue de ralentir dans le reste du Royaume-Uni, l’Écosse arbore une santé surprenante avec des ventes en progression, confirmant une dynamique déjà visible l’année précédente d'après le Bookseller.