24-03-2011 11:14:02

Pontos de cultura permitem integração da população

Projeto destina verba à compra de equipamentos multimídia para realizar projetos culturais, permitindo o resgate e a difusão da cultura brasileira.
Por Leonardo Martes - Juiz de Fora (Brasil)


O Governo Federal, em 2004, através de uma parceria com diversos produtores de cultura da sociedade civil, que ao longo dos anos foram aumentando consideravelmente, criou os chamados Pontos de Cultura. O programa consiste em receber, através de edital público, projetos de diversas entidades culturais espalhadas por todo Brasil, com suas formas de expressão cultural (grandes cidades, favelas e periferias, pequenos municípios, aldeias indígenas, assentamentos rurais, comunidades quilombolas, universidades, etc), para ampliarem suas atividades culturais já exercidas ou disseminarem seus conhecimentos através de cursos e oficinas. Se o projeto for aprovado, as entidades beneficiadas passam a ter o estado como parceiro.Esta iniciativa do Ministério da Cultura ajuda a amenizar a situação de produtores culturais locais que não possuem recursos próprios para produzirem seus trabalhos artísticos. Atualmente existem mais de duas mil parcerias espalhadas por todos os estados brasileiros, inclusive do Distrito Federal, permitindo o acesso à cultura a milhares de brasileiros. Com a captação das verbas, grupos teatrais oferecem oficinas de teatro e peças gratuitas ou a preços muito baixos à população; fabricantes de instrumentos musicais dão oficinas de construção e de como tocá-los; quilombas e indígenas registram e promovem suas tradições, grupos ligados ao hip-hop, ao circo, a tradições como maracatu, bumba-meu-boi, folias-de-reis ganham apoio em sua arte; produções áudio-visuais são viabilizadas, instituições como museus, centros culturais, bibliotecas, cineclubes, rádios comunitárias são valorizadas e uma infinidade de outros grupos, que até então, só contava com o esforço e a boa vontade de seus integrantes, passa a poder planejar a execução de suas atividades, além de transmitir seus conhecimentos e sua herança cultural. Em um país de vasta cultura, apesar das históricas ausências de políticas públicas e de recursos disponibilizados para esta área por parte da federação, trata-se de uma revolução. Na era da informatização, em que as tecnologias para a produção cultural estão mais acessíveis, graças à queda no preço dos computadores nos últimos anos e também dos softwares livres e da Internet que possibilita a rápida troca de conteúdo, memórias e tradições estão sendo resgatadas e registradas. Além disso, outros avanços significativos são viabilizados já que parte da verba é destinada à compra de equipamentos multimídia como câmeras filmadoras, fotográficas, microfones, etc. Para garantir que o uso desses equipamentos e para que a produção cultural aconteça com mais qualidade técnica, organizações com expertise em cultura digital se tornam Pontos de Cultura Digital e realizam trabalhos de capacitação profissional, oferecendo cursos e oficinas gratuitas aos Pontos de Cultura que muitas vezes se estendem à população não diretamente ligada a eles.

"O Regate da cultura popular"

Este projeto permite aos brasileiros fazerem o resgate da cultura popular, patrimônio inestimável no Brasil, que conquista uma população que antes só valorizava a cultura erudita ou o entretenimento da indústria cultural, além de ter papel ativo na produção e difusão cultural que é disponibilizado fisicamente à sua região e também através da Internet no mundo inteiro.

Enquanto o Brasil continuar progredindo com a universalização do acesso à Internet, importante instrumento para países que almejam a liberdade de comunicação (veja o caso do Egito e da Líbia recentemente), expressão e inclusão de seus cidadãos, o Programa Cultura Viva, ao qual os Pontos de Cultura estão ligados, ganhará um avanço significativo ainda maior. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estima-se que as atividades realizadas pelos Pontos de Cultura já chegaram a mais de 8 milhões de brasileiros, entre os quais participam ativamente da produção cultural e como espectadores. Esta experiência brasileira está sendo adotada por países em diversas partes do mundo, em especial os da América Latina como Argentina, Chile e Uruguai. Os Pontos de Cultura são frutos do diálogo entre o Estado e uma parte da sociedade civil e representam uma inovação para produtores, artistas e todos cujos que admiram a cultura brasileira.















































 

Eventos

El mundo del vintage

You really got me, l'ADN des Kinks

 Sorti en 1964, "You really got me", troisième 45 T des Kinks, connait un succès immédiat. Il était temps, après deux échecs, leur maison de disque projetait de rompre leur contrat. Retour sur un standard incontournable du rock qui a failli ne jamais voir le jour... Lire la suite, ici

Salir en Paris (Pincha en el título)


Paris - jusqu'au 11 janvier 2026
« Le mystère Cléopâtre », jusqu'au 11 janvier 2026 à l'Institut du Monde Arabe.

C'est une exposition entre mythes et histoire sur la célèbre reine d'Egypte que propose l'Institut du Monde Arabe. Son nom et sa légende ont traversé les siècles : Cléopâtre VII a régné sur l'Egypte antique, il y a plus de 2 000 ans. La mythique souveraine de la dynastie des Ptolémées est l'une des figures les plus connues du monde antique, mais la réalité n'étaye pas toujours les nombreuses histoires que l'on raconte sur elle. Lire la suite, ici.

Ultima hora

4e Conférence mondiale pour l'égalité femmes-hommes

Parus accueille les 22 et 23 octobre 2025 les représentants d'une quinzaine de nations pour la 4e Conférence ministérielle des diplomaties féministes qui vise à mettre en place une action mondiale face aux blocages et aux reculs des droits des femmes.

 
Elvis Presley : un nouveau film-concert

Un demi-siècle après la dernière apparition scénique d’Elvis Presley, Baz Luhrmann proposera, en 2026, EPiC: Elvis Presley in Concert, un film-concert inédit rassemblant des images restaurées de la légendaire résidence de Las Vegas en 1970 et de la tournée américaine de 1972

 
L'iran facilite les opérations Transgenre
L'Iran combat le mouvement LGBT dans son pays mais favorise les opérations pour les étrangers qui désirent changer de sexe. Business is business !
 
Une guitare volée aux Stones vient de refaire surface
Une Gibson Les Paul Standard de 1959 volée aux Stones dans les années 1970 vient d’être retrouvée. L’instrument, qui appartenait à Mick Taylor, a été identifié dans une collection de 500 guitares récemment acquise par le Metropolitan Museum of Art de New York.
 
Le buste de Jim Morrison enfin retrouvé !
Trente-sept ans après sa disparition, le buste de Jim Morrison, couvert de graffitis, a été retrouvé dans le cadre d’une autre enquête. Pour en savoir plus, ici.