16-05-2011 20:57:38

Bomba no Brasil: Ministra da Cultura é obrigada a devolver diarias aos cofres publicos

Assessoria da pasta diz "não haver impropriedade na conduta da ministra". Palácio do Planalto pretende ouvir explicações de Ana de Hollanda antes de tomar atitude.

Por Leonardo Martes (Juiz de Fora/MG – Brasil)



A Controladoria Geral da União (CGU) afirmou ontem, dia 10 de maio, que a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, terá que devolver cinco diárias que recebeu quando estava no Rio de Janeiro sem compromissos oficiais.

"Chegou-se ao entendimento conjunto de que seria mais conveniente a devolução dos valores correspondentes às diárias recebidas naqueles dias em que não houve compromissos oficiais: 09/01, 16/01, 10/04 e 16 e 17/04, o que será providenciado nos próximos dias", afirma nota da controladoria.

A Ministra procurou, na semana passada, o ministro Jorge Hage (CGU) para saber o que fazer sobre a questão.

"Examinando o caso, a CGU verificou que o número de viagens realizadas pela ministra da Cultura é plenamente justificado, tendo em vista a localização, no Rio de Janeiro, de um grande número de entidades vinculadas ao Ministério da Cultura", destacou a controladoria.

A Ministra, que é alvo de críticas e pressões de alas do PT para deixar o cargo, divulgou no último domingo, dia 08/05, uma nota rebatendo as acusações de irregularidades no recebimento das diárias.

De acordo com a reportagem do jornal O Estado de São Paulo, que aponta o pagamento de diárias à ministra por fins de semana na cidade do Rio de Janeiro sem uma agenda oficial, Ana de Hollanda recebeu, nos últimos quatro meses, R$ 35,5 mil por 65 diárias. Dessas, em pelo menos 16 ela não possuía um compromisso de trabalho.

Informações do site Folha.com (08/05) diz que diante do desgaste da ministra entre setores do PT, a avaliação do governo é que a informação publicada neste final de semana é mais um fator negativo para a imagem de Ana de Hollanda.

Em nota, a assessoria da pasta diz "não haver impropriedade na conduta da ministra". O texto alega que, em alguns casos, o valor da diária para hospedagem era menor do que o necessário para pagar as passagens de ida e volta do Rio para Brasília.

"A economicidade, sempre conforme a legislação impôs adotar a opção que menos onerasse o erário público", justifica o ministério.


CRÍTICAS

Segundo a repórter Flávia Foreque, correspondente da Folha.com em Brasília, desde que assumiu o Ministério da Cultura, Ana de Hollanda é alvo de críticas pela montagem de sua equipe e pela gestão de políticas públicas implementadas no governo anterior.

Em março, em entrevista para a Folha, o sociólogo Emir Sader chamou a ministra de "meio autista" --e teve sua nomeação para assumir a Casa de Rui Barbosa cancelada por Hollanda.

Ana de Hollanda ainda gerou discussões em outros setores da cultura ao tratar da reforma na Lei do Direito Autoral, proposta por Juca Ferreira, seu antecessor na pasta.

Ferreira, enquanto gestor na época, encaminhou um projeto para reforma da lei à Casa Civil. O projeto foi revisto por Ana em janeiro, assim que assumiu a pasta.

Inúmeros artista e produtores foram para as ruas manifestar seu descontentamento e repúdio ao que consideraram um retrocesso na discussão.

Dentre outras acusações, Ana é considerada responsável de defender os interesses do Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais), órgão responsável pelo recolhimento e distribuição dos direitos de todas as músicas executadas no país.


Fontes de pesquisa: Site do Ministério da Cultura, Folha.com, Jornal Estado de São Paulo, Jornal ter Notícias.

Foto: Marcello Camargo - Folha Press










  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • linkedin
  • Mixx
  • MySpace
  • netvibes
  • Twitter
 

Eventos

El mundo del vintage

Marché Dauphine,
un marché singulier et ultra-spécialisé

Inauguré en 1991, le Marché Dauphine est le plus récent mais aussi le plus grand marché couvert des Puces de Saint Ouen : sur deux étages et dans un espace de 6 000 m2, il abrite quelque 150 marchands d’antiquités et de brocantes. Présentation, ici.

Salir en Paris (Pincha en el título)

Dès la nuit tombée, l’intérieur des Invalides s’anime grâce à la magie de la lumière, de la musique orchestrale et du vidéo mapping pour dévoiler ses décors et son patrimoine exceptionnels. Et, pendant près de 50 minutes, vous êtes conviés à une déambulation nocturne et sensorielle. Guidés par la lumière, vous explorez les six chapelles qui entourent la crypte du tombeau de Napoléon Ier, où progressivement, l'invisible se révèle. Un spectacle magnifique. Pour en savoir plus, ici.

Ultima hora

"The Faith Tour" de George Michael bientôt en salles

Tourné à Paris-Bercy en 1988 et resté inédit, "Faith Tour" de George Michael sera en salles fin 2026, précédé d’un court-métrage signé Mary McCartney.

 
La peur de s'exprimer dans une langue étrangère

Alors que des millions de Français s’apprêtent à voyager vers l’Espagne, l’Italie ou le Portugal, une étude du Cercle des Langues révèle que la barrière linguistique génère du stress pour 80 % d'entre eux, influençant jusqu’à leur choix de destination.

 
Une rentrée littéraire 2026 en légère baisse

Après la hausse de 2025, le nombre de romans publiés à la rentrée repart à la baisse, mais reste, avec 461 titres entre août et octobre, très légèrement supérieur à son niveau de 2024.

 
Un biopic sur les Rolling Stones ?
Encouragé par le succès des films biographiques musicaux, Mick Jagger se dit « intéressé ». par un biopic sur les Rolling Stones. La question est, selon lui : « Quelles sont les deux années qui valent la peine d’être racontées ? »...
 
Peine de mort en forte hausse

Dans son rapport annuel, l’ONG recense 2 707 cas pour seulement 17 pays, soit le plus haut niveau depuis 1981. Un bond principalement dû à l’Iran où les peines de mort ont plus que doublé l’an passé.