RIO de Janeiro - Voix libre

Brasil-Rio das Ostras Jazz&blues 2012-Aquele abraço musical carioca apesar da chuva torrencial!

Lica Cecato - 18 juin 2012
Rio das Ostras-Brasil 2012 - « Depois de longas horas de carro, chegamos correndo para ver o primeiro show: Helio Delmiro, pela primeira vez no festival, maravilhoso. Estou pasma com o número de pessoas que a cidade conseguiu atrair ... »

Brasil, Estado do Rio de Janeiro, município de Rio das Ostras e seu festival de jazz e blues que comemora 10 anos de sucesso, tendo conseguido inclusive superar períodos de forte crise econômica mundial, sem perder qualidade e viço. A organização do festival, de estrutura peculiar, conta com o apoio da prefeitura e uma direção musical que sabe cativar o público com música de qualidade, fazendo desse feliz casamento "ouro em pó" para a música instrumental, usando as palavras do guitarrista e violonista carioca baseado em NY, Romero Lubambo.

«...o prefeito da cidade Carlos Augusto a admitir que neste caso, a música que pode ser considerada elitista, de jazz e blues, traz um resultado econômico para a cidade »

O sucesso dessa edição do festival, apesar de ter chovido torrencialmente durante os cinco dias, de 6 a 10 de junho,leva o prefeito da cidade Carlos Augusto a admitir que neste caso, a música que pode ser considerada elitista, de jazz e blues, traz um resultado econômico para a cidade, maior que o carnaval. O custo do festival inteiro, com nomes de destaque, começando pelo talento dos brasileiros

Maurício Einhorn, Helio Delmiro, Cama de Gato, à atrações internacionais raras de ver mesmo fora do Brasil como David Sandborn, Amand Sabbal-Lecco, Kenny Barron, Billy Cobham, Michael Hill Blues Mob, Roy Rogers, e outros, seria equiparável como preço à dois shows de artistas populares brasileiros de mais vendagem, como Ivete Sangalo e Daniela Mercury.

A música entrevista a música. Sou música profissional e fui ao festival para duas funções paralelas, uma, óbvia, musical e a outra representando MicMag e entrevistando músicos e jornalistas, de dentro pra fora e de fora pra dentro, que privilegio! Depois de longas horas de carro, chegamos correndo para ver o primeiro show: Helio Delmiro, pela primeira vez no festival, maravilhoso. Estou pasma com o número de pessoas que a cidade conseguiu atrair e que acolheu , de maneira civil, sem roubos, sem brigas, sem ocorrências policiais! Paz e Amor no convívio e não é Woodstock, é o Brasil de hoje, civil e bem organizado. Pessoalmente, fui público e fui artista, gozei de um nível de música bárbaro e ao mesmo tempo recebi o calor do público que não ia embora até de madrugada, debaixo de chuva torrencial e contínua. Acabei cantando em dois palcos diferentes, Costazul e Iriry, convidada pelo Michael Hill, de um blues urbano, nascido em NY, músico que estimula participações como por exemplo meu irmão Ale Cecato com a gaita em 2008 e neste ano, assim como Jefferson Gonçalves, que brilhou num solo de gaita no Iriry, e eu, que cantei Georgia on My Mind de Ray Charles, acabando num sambinha! Um dos palcos, o da Tartaruga, onde se apresentaram dentre outros os geniais Romero Lubambo e Mike Stern, teve que cancelar dois de seus shows por causa da chuva, pela primeira vez em dez anos. O palco foi construído sobre rochas, à beira do mar. Os shows aconteceram em quatro palcos. Chuva, suor, cerveja e muito SUINGUE!

Poderia citar infinitos momentos musicais que aconteceram nesses poucos dias embora não tenha sido possível assistir a todos os shows, oferecidos gratuitamente ao público participante e caloroso. Foi apaixonante fazer algumas entrevistas com vídeo caseiro, para a revista MicMag e elas falarão por mim o que não consigo dizer aqui com palavras. Deixo o jornalismo para profissionais. A generosidade tão comentada do festival junto ao público e ao mesmo tempo a disponibilidade dos artistas e jornalistas a contribuir para o MicMag, fizeram da série de entrevistas sobre o festival de jazz e blues de Rio das Ostras 2012, algo de especial, inédito, e eu gostaria de convidar à todos a ouvir depoimentos preciosos de dois grandes jornalistas, Antonio Carlos Miguel e Antonio de Amaral Rocha (Rolling Stone), além dos artistas Michael Hill, Helio Delmiro, Romero Lubambo, Armand Sabbal-Lecco, Billy Cobham, Celso Blues Boy, Roy Rogers, do produtor e músico Luiz Kaffa, assim como pessoas que trabalham na prefeitura de Rio das Ostras.

Vai o carinho de todos para os leitores de MicMag, o meu agradecimento a Junior Aguiar pela força em todos os sentidos, responsável por lindos entrelaçares entre artistas e produção, seguido do link das entrevistas e do "briefing" do festival, para que possam ter uma ideia mais ampla da dimensão.

Concluo as palavras de Stenio Matos e Big Joe Manfra, da organização e direção musical do festival, que encontreiu em Amersfoort, na Holanda, no mês passado, no « Gateaway to Global Jazz », « Para o ano que vem, fechamos parcerias com festivais que acontecem na França e na Holanda ». Teremos presença europeia no pedaço. Você está animado a vir? Então venha! Vai gostar!


  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • linkedin
  • Mixx
  • MySpace
  • netvibes
  • Twitter
 

ÉVÉNEMENTS

La morte amoureuse de Théophile Gautier

La morte amoureuse de Théophile Gautier au Théâtre Darius Milhaud

« Memories »

« Memories » de Philippe Lebraud et Pierre Glénat

Paul Klee, Peindre la musique

L’exposition numérique rend hommage aux deux passions de Klee, la musique et la peinture, et révèle les gammes pictural...

Alô !!! Tudo bem??? Brésil-La culture en déliquescence ! Un film de 1h08 mn

Photo extraite du film de Mario Grave - S'abonner sur notre canal Youtube  pour avoir accès à nos films :

VINTAGE & COLLECTIONS

Marché Dauphine, un marché singulier
et ultra-spécialisé

Inauguré en 1991, le Marché Dauphine est le plus récent mais aussi le plus grand marché couvert des Puces de Saint Ouen : sur deux étages et dans un espace de 6 000 m2, il abrite quelque 150 marchands d’antiquités et de brocantes. Présentation, ici.

SORTIR À PARIS

« Loading, l'art urbain à l'ère numérique »

jusqu'au 21 juillet 2024 au Grand Palais Immersif


            


BRÈVES

Madrid, 11 mars 2004

L'Espagne, mais aussi l'Union européenne, rendent un hommage solennel lundi aux 192 victimes de 17 nationalités assassinées il y a 20 ans à Madrid dans des attentats à la bombe qui marquèrent le début des attaques islamistes de masse en Europe.

 
Pablo Neruda a-t-il été empoisonné ?
Cinquante après, le Chili relance l'enquête sur la mort du poète et Prix Nobel de littérature survenue sous la dictature du général Pinochet. Cancer de la prostate ou empoisonnement ?
 
Paris 2024 : les bouquinistes ne seront pas déplacés
Paris 2024 : les bouquinistes des quais de Seine ne seront finalement pas déplacés pour la cérémonie d’ouverture des JO « Déplacer ces boîtes, c’était toucher à une mémoire vivante de Paris » a déclaré à l'AFP Albert Abid, bouquiniste depuis dix ans au quai de la Tournelle.
 
Sophie Calle et la mort !
Sophie Calle, artiste de renom, achète des concessions funéraires au USA en France et ailleurs. "J'achète des trous" dit -elle à propos de sa mort.
 
53 journalistes et proches de médias tués dans la guerre Israel- Hamas
Cinquante-trois journalistes et employés de médias ont été tués depuis le début de la guerre entre Israël et le Hamas, selon le dernier décompte du Comité pour la protection des journalistes (CPJ)